Se não os podes vencer, junta-te a eles.

Sabes que te estás a ambientar ao tempo frio quando não te vais proteger da chuva durante as celebrações de Carnaval.

O meu primeiro schnitzel. E a Kölsch, claro.

 

Este foi o último fim-de-semana de Carnaval aqui por estes lados. Digo último porque as celebrações em Colónia começam no dia 11/11, às 11h11m, e terminam só na quarta-feira de cinzas (ou seja, na próxima quarta-feira).

Na quinta-feira que passou, celebra-se a Weiberfastnacht, ou seja, o primeiro dos últimos cinco dias de festa até à quarta-feira de cinzas. Com tanta festa pelo caminho, calhou-me ir até Bonn-Beuel ver as celebrações do Carnaval das Mulheres.

Elas saem à rua e tomam conta da cidade; eles ficam em casa e tomam conta do trabalho. Conselho para os homens que queiram visitar Bonn neste dia: não tragam gravata. Podem ficar sem ela. Ah, e preparem as bochechas: elas andam por aí a distribuir beijos.

Ora, de manhã lá fui eu até Beuel, e como é que encontrei os festejos? Simples, segui as pessoas mascaradas que andavam pela rua. Et voilá! Lá encontrei a festarola, fiz umas quantas entrevistas (sim, fui para a festa trabalhar. Já sei que este meu trabalho nem parece um trabalho.) e fui ver o cortejo. Chovia como tudo, mas isso não demoveu um único alemão de andar pela rua a festejar. Ainda tentei segurar chapéu de chuva, gravador e microfone; depois, optei pelo capuz do casaco, que insistia em cair assim que batia nos headphones. Até que pensei ‘Ah, que se lixe! Se os alemães conseguem, eu também consigo!’. Se a minha avó me visse naqueles preparos, decerto que teria dito ‘Oh, filha, tu protege-te que ainda apanhas uma pneumonia!’, mas como não viu, lá continuei. Não apanhei uma pneumonia, por isso, só me resta pensar que já apanhei ‘germanice’.

 

Elas tomam conta da cidade…

 
 

E eles deviam ficar em casa. Ou deixar lá as gravatas – a não ser o auto-proclamado xerife!

 
 

Manda a tradição que o Carnaval seja uma época bem recheada (e regada!)

 
 

Miúdos e graúdos ficam à espera dos kamelle, nos passeios.

 
 

E ninguém se nega a que lhe seja tirada uma foto…

 
 

Mesmo ninguém. Quando lhes perguntei se a chuva ia arruinar os planos, responderam-me: ‘Naaaa… temos amigos, temos cerveja, temos diversão… não precisamos de mais!’ – É esse o espírito!

 
 

Em vez de samba importado, é com isto que se fazem os cortejos.

 

Disfarces, música e kamelle pelo ar fazem as delícias de quem vem à Renânia do Norte-Vestfália para o Karneval.

 
Reportagem editada e pronta para ir para o ar – podem ouvir a coisa aqui, algures a partir dos 14 minutos -, estava na hora de continuar a festejar o Carnaval. A Deutsche Welle vestiu-se a rigor – ou, pelo menos, algumas das pessoas da Deutsche Welle vestiram-se a rigor – e houve uma pequena festa. O barulho das gaitas-de-foles entrou-me pelo gabinete dentro sem avisar e, quando quis ir ao corredor ver o que era, os meus tímpanos gritaram que não devia ter feito aquilo. Fora isso, foi bonito.

Sábado foi dia de ir a Colónia, onde a verdadeira diversão acontece. Desde peças de Tetris que corriam pelas ruas para se encaixarem umas nas outras, a Power Rangers que andavam atrás da polícia à procura do crime em cada esquina, era possível ver de tudo. Menos matrafonas. Isso não há por aqui (louvado seja o Senhor!). Aqui não fui capaz de me ‘juntar a eles’ e não me mascarei. Talvez na terça-feira ponha um narizinho de palhaço, só para não ser ‘a turista’.
 

#somostodosapreciadoresdearte, no Ludwig Museum.

 
E pronto, lá se foi mais uma semana aqui em Bonn. Domingo é dia de descanso – por aqui foi dia de lavar a roupa e arrumar as coisas. Mãe, fica orgulhosa de mim. Afinal, até sou uma menina crescida, consigo alimentar-me e lavar a minha própria roupa. Por favor, não me obrigues a continuar esta vida quando regressar a casa. #meninadamamã

Beber copos só à noite (bora, domingo! O que vale é que a aqui a noite acaba cedo).

Fui visitar o Fiddlers Irish Pub, e fui presenteada com uma belíssima sessão de covers de um tipo com chapéu. Procurem por David Blair – vale a pena! ;)

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s